sábado, 12 de novembro de 2011

Tags

// A COMUNIDADE E O ENVOLVIMENTO SOCIAL ::PARTE 1::

Marcos 2-13:17. Texto reflexão."E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido." Marcos 2:15


É de extrema importância que comunidade (Igreja) seja uma comunidade onde pessoas (Pobres e marginalizados) possam ser sentir parte, e dignos de viver coisas que a sociedade não os possibilita, por causa da rejeição social.

A melhor coisa que podemos fazer pelos pobres é oferecer-lhes um local de acolhimento e comunidade. Nossa primeira prioridade em termos de desenvolvimento social é sermos Igreja, uma comunidade de inclusão dos marginalizados. Isso precisa ser mais profundo do que um aperto de mão na porta da “Igreja”.

As pessoas muitas vezes não têm consciência do quanto da cultura da Igreja é adaptada à classe social. Uma pessoa na porta de uma “Igreja” pode, por exemplo, entregar um hinário, uma Bíblia, um boletim a um visitante com um sorriso, cumprimentando-o, sem se dar conta do quão intimidante isso pode ser para alguém que vem de uma cultura não alfabetizada.

As atividades sociais para as quais os pobres são convidados, o processo de tomada de decisão da igreja, as regras do vestuário não escritas, o estilo de ensinar, tudo isso pode ser estranho aos marginalizados. Assim, mesmo que haja acolhimento, os pobres podem se sentir tão marginalizados dentro da igreja quanto fora dela.

2 comentários:

  1. Muito legal seu pensamento sobre as pessoas menos favorecidas a bíblia diz: Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
    Tiago 2:9 isso na teoria é lindo mais na prática pouco vivido, espero que uma nova geração se levante com o mesmo sentimento que havia no coração de Jesus que amava a todos.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Junior... Nós como igreja precisamos trabalhar melhor isso.

    ResponderExcluir

Blogger Template by Clairvo